Campanha Hepatite Zero foi realizada em Otacílio Costa

Postado em: 27 de Julho de 2019 por Rotary Club de Otacílio Costa

Na tarde de terça-feira,  30 de julho, aconteceu o dia D da Campanha Hepatite Zero, em Otacílio Costa, organizada pelo Rotary Club em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A ação ocorreu na Unidade de Saúde do bairro Santa Catarina.

Na ocasião foram realizados 50 testes rápidos, sendo todos negativos.

As hepatites virais são doenças infecciosas causadas por vírus que atacam o fígado. Existem vários tipos de hepatites virais (A, B, C, D, E), sendo a hepatite A, B e C as mais comuns no Brasil. Essas doenças constituem atualmente um problema de saúde pública em todo o mundo. Em geral, as hepatites virais agudas são assintomáticas, por isso são caracterizadas como uma doença silenciosa. Quando os sintomas aparecem, pode-se observar febre baixa, fadiga, mal-estar, náuseas, dor abdominal, falta de apetite e icterícia (coloração amarelada), urina escura, fezes esbranquiçadas.

O teste rápido é uma forma simples e acessível de diagnosticar a hepatite B e C, simplificando o diagnóstico para essas doenças. A realização do teste dura em torno de 20 minutos e conforme o resultado a pessoa recebe as orientações e os devidos encaminhamentos.