Mensagem do Presidente

Companheiros e companheiras,

Agradeço primeiramente a Deus por este momento.

Agradeço a minha família, que tem todos os méritos, que me acompanha e me incentiva.

Hoje é um dia especial em minha vida. Quero compartilhar dessa alegria com a minha família. Minha esposa Elaner e minhas filhas Elisiane, Caroline e Isabeli, além de minha neta Jordana.

Agradeço também, de modo especial, a minha madrinha Clara Frida Pereira, por ser a minha orientadora particular e umas das minhas principais incentivadoras de Rotary.

Sei da responsabilidade que estou hora assumindo, sei do tamanho desafio que me proponho neste momento. Mas fico tranquilo sabendo que terei o auxilio e o apoio dos companheiros rotarianos. Farei uma gestão de companheirismo, e prometo a todos que não medirei esforços para realizar um grande trabalho.

A missão do Rotary é servir ao próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade,  paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre lideres profissionais, empresariais e comunitários.

Em Otacílio Costa o Rotary foi fundado no dia 22 de fevereiro de 1972, portanto há 47 anos, quase um século de vida, por um grupo de cerca de 24 lideranças de nossa comunidade, um deles o pai de nosso companheiro Ciro Zambonato e esposo da nossa querida Clara Zambonato, o saudoso Clementino Zambonato.

Nessa trajetória de clube já passaram por aqui grandes nomes da história de nossa querida Otacílio Costa, como por exemplo, o senhor Ary Spindola, que foi inclusive prefeito dessa cidade.

Na época da fundação do Clube, o qual era denominado de Rotary Club Igaras, e o presidente provisório foi o senhor Cicero dos Santos, o lema do Rotary Internacional era “A boa vontade começa conosco”.

Diz a história que os companheiros arregaçaram as mangas e começaram as melhorias para a comunidade otaciliense. O Pito Acesso ou Ferrugem, hoje Novo Mundo, onde naquela época as famílias moravam em casas de chão, propiciando que a água das chuvas corressem dentro delas, situação de extrema miséria, os companheiros rotarianos ajudaram a mudar a cara daquele bairro, e devido a essa melhoria realizada, o nome a comunidade passou a se chamar NOVO MUNDO.

Essa história companheiros, aqui relatei, para que sirva de estimulo para cada um de nós. Com certeza tantos outros benefícios foram intermediados pelo Rotary nesta cidade nestes quase meio século de vida deste clube, como, por exemplo, a piscina térmica instalada na APAE, que tanto tem contribuído para a melhoria dos alunos daquela escola.

Companheiros e convidados, essas contribuições, esse legados, são exemplos de que ser rotariano é estar sempre pronto para servir. Dar de si sem pensar em si. Doar-se totalmente pelo bem das pessoas menos favorecidas.

Se aproveitando do nosso lema rotário, “O Rotary conecta o Mundo”, do nosso Presidente do Rotary Internacional Mark Daniel Maloney, queremos, nessa gestão, conectar ainda mais o nosso Rotary com a comunidade de Otacílio Costa, promovendo boas ações, sendo inspiração para uma cidade cada vez melhor.

Dirijo-me, agora, aos companheiros de Clube para pedir o apoio e acima de tudo o engajamento de todos nesta empreitada que se inicia. Conto com a colaboração de cada um de vocês, pois o Rotary não é feito por uma só pessoa, mas pela contribuição de todos.

Entre as ações deste Conselho Diretor que deveremos desenvolver neste ano rotário 2019-2020, companheiros e convidados, estão a Campanha contra a Poliomielite em parceria com a Secretaria de Saúde, a Campanha Hepatite Zero, também em parceria com a Secretaria de Saúde, o Jantar dos Idosos no mês de dezembro, vamos em busca de um projeto Global em parceria com o Rotary Club Lisboa Centro, beneficiando alguma entidade de nossa cidade e, através dela, toda a comunidade de modo geral, vamos pleitear também um intercambio internacional para um jovem de nossa comunidade, entre outras ações. Porém, o maior desafio será a reforma da nossa Casa da Amizade. Precisamos recuperar esse local tão importante para o nosso convívio e o convívio de nossa comunidade. Local este que considero um patrimônio do nosso município. Vamos tentar, por meio de parcerias, fazer a revitalização deste recinto.

Já com relação aos eventos, posso aqui dizer que a segunda edição da Noite Italiana já esta garantida e será realizada na noite de 25 de abril de 2020 com animação da mesma banda Família Pagani, que tanto agradou os participantes da primeira Noite Italiana. Também deveremos promover no segundo semestre deste ano o Chá do Rotary, sugestão da minha madrinha dona Clara. Também criaremos dois prêmios, um destinado a empresas e entidades parceiras do Rotary, que será chamado de “Troféu Amigo do Rotary” e outro para os companheiros rotarianos que se destacarem nesta gestão, prêmio este que será chamado de “Troféu Dar de Si sem Pensar em Sim.” Ambos como incentivo e reconhecimento pelos serviços prestados ao nosso querido Rotary Club de Otacílio Costa.

Pra finalizar, digo que Rotarianos são aqueles que acreditam e lutam por um mundo melhor, sem guerras, sem poliomielite e sem analfabetismo. São todos aqueles que cultivam amizades, companheirismo e ética. São todos aqueles que entraram em Rotary e deixaram o Rotary entrar em seus corações.

Tenho orgulho em ser rotariano. E façamos um grande ano rotário.   Viva o Rotary.

Sérgio Martins Pinheiro

Presidente 2019-2020